Continuam as notícias sobre desvios de criptomoedas em plataformas de câmbios e depois de na sexta-feira, dia 3 de dezembro, os alarmes terem soado pelo roubo de fundos de diferentes carteiras no valor de 120 milhões de dólares da plataforma BadgerDAO, agora foi a vez da BitMart reportar um ataque. A plataforma perdeu 196 milhões de dólares em ativos das carteiras Ethereum e Binance, seguindo-se transferências ilícitas de Shiba e USDC por hackers, avança a CoinDesk.

O fundador e CEO da BitMart, Sheldon Xia, explicou que em resposta ao incidente, a empresa completou as verificações de segurança iniciais e identificou os ativos afetados. A invasão de segurança ao sistema foi causada pelo roubo de uma chave privada que comprometia duas das suas principais carteiras de critptomoedas. Refere que todos os restantes ativos da BitMart estão seguros.

Sheldon Xia assegura ainda que a empresa irá usar os seus recursos para cobrir os prejuízos causados aos utilizadores afetados. “Estamos também a falar com múltiplas equipas de projetos para encontrar as soluções mais razoáveis, tais como a troca de tokens. Nenhum ativo dos utilizadores será afetado”, referiu na sua conta do Twitter.

A empresa encontra-se a tentar recuperar a sua operação e a repor os sistemas de segurança. De forma a garantir o tempo necessário para que os sistemas voltem a estar operacionais, a empresa aponta o próximo dia 7 de dezembro para a ativação gradual dos depósitos e levantamentos das criptomoedas.

As explicações do líder da empresa não evitaram a confusão dos utilizadores, que se manifestaram em resposta, ameaçando retirar os seus ativos da plataforma. O "alarme" foi dado por um analista da empresa segurança PeckShield no sábado de noite, ao ter notado transações de levantamentos de tokens, alguns na casa das dezenas de milhões de dólares, para um endereço atualmente rotulado como Etherscan.

Em agosto, a Poly Network sofreu um dos maiores roubos da história das criptomoedas, em que foram desviados 613 milhões de dólares em tokens de diferentes moedas digitais. Mas a empresa acabou por recuperar a maioria dos ativos e o próprio hacker que fez o roubo ganhou um emprego na Poly Network, como consultor de segurança, além de uma recompensa.