Os planos da fabricante canadiana para 2016, no que se refere ao lançamento de novos smartphones, são modestos. O lançamento de um smartphone está certo, a marca ainda está a considerar se avançará para um segundo, mas o que já decidiu é que vai apostar no Android e deixar de lado (pelo menos por enquanto) a sua plataforma de software, o BlackBerry 10. A informação foi avançada pelo presidente da companhia, John Chen, numa entrevista durante a CES, em Las Vegas. O responsável também falou nas vendas da primeira aposta da marca no Android, que se materializou no BlackBerry Priv, para dizer que ainda é cedo para fazer um balanço. “As vendas de smartphones são como as estreias de cinema: há o empolgamento do primeiro fim de semana, mas o sucesso depende do interesse no filme se manter para além disso”, comparou John Chen. No caso da BlackBerry, falta chegar com o smartphone aos 31 países onde a empresa o quer lançar e terminar o período de vendas exclusivas com a AT&T para tirar conclusões. Chen admitiu que o sucesso do Priv é importante para recuperar a imagem da marca e quem sabe para tornar possível o lançamento de novos telefones suportados no sistema operativo da marca, mas não quis concretizar as expetativas da empresa em relação ao tema. O primeiro smartphone da BlackBerry equipado com Android, o BlackBerry Priv, chegou às lojas em novembro.