Uma parceria com a Microsoft para integrar o Windows Phone 8 nos próximos BlackBerry. Pode ser esta a nova estratégia da RIM para evitar o colapso que alguns analistas vêm antecipando - e que o anúncio, por parte da marca, de que vai despedir trabalhadores e adiar o lançamento de novos dispositivos parece vir reforçar.

A possibilidade é avançada pela agência Reuters, que cita fontes anónimas para afirmar que o conselho da administração da empresa enfrenta cada vez mais pressão para mudar o modelo de negócio da companhia, o que poderá passar por uma aliança estratégica com a criadora do Windows.

"O CEO da Microsoft, Steve Ballmer, tem vindo a abordar a RIM nos últimos meses, no sentido de criar uma parceria semelhante à que a gigante do software mantém com a Nokia", terão dito à agência as referidas fontes.

O diretor executivo da RIM, Thorsten Heins, nega porém quaisquer intenções de adotar outro sistema operativo que não o da companhia, seja ele Windows Phone ou Android.

A fabricante do Blackberry está a atravessar uma fase difícil. Depois de várias notícias que davam conta da difícil situação financeira da empresa, anunciou ontem que iria despedir cinco mil pessoas, o que representa 30% da força de trabalho da empresa.

Avisou também que o muito aguardado BlackBerry, encarado como o dispositivo que deveria "salvar" a companhia da crise instalada, verá o lançamento adiado até, pelo menos, ao primeiro trimestre de 2013. A previsão inicial era de que começasse a ser comercializado no primeiro trimestre de 2012 e tinha entretanto sido revista para "lá mais para a frente" durante este ano.

Os anúncios oficiais foram feitos aquando da apresentação de resultados para o primeiro trimestre fiscal da companhia, que se saldou numa descida de 43% das vendas. As receitas ficaram-se pelos 2,8 mil milhões de dólares, ao invés dos 3,05 mil milhões previstos pelos analistas, escreve a Bloomberg.

"Ou eles vendem, ou dividem a companhia ou morrem. É só uma questão de saber quando", afirmou um analista da Avian Securities LLC, que tem mantido uma posição neutra nas suas recomendações relativamente às ações da companhia, escreve a agência.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.