A tecnologia Blockchain poderá ter um enorme impacto no mercado laboral nos próximos anos. Segundo a previsão da Future First, em parceria com a Michael Page, que identifica as principais tendências do mercado de trabalho no futuro, serão utilizados contratos inteligentes que se executam automaticamente, de acordo com um código premeditado. A sua utilização elimina intermediários, segundo os especialistas.

Segundo é mencionado, o Blockchain irá proporcionar novas formas de ter a certeza das coisas, assim como o armazenamento da informação e autenticação dos processos, executando-os de uma forma muito segura. O uso da tecnologia terá impacto em diferentes aspectos do mercado laboral, sendo a eliminação de intermediários um deles, já que os contratos serão baseados em algoritmos e não pessoas.

O segundo impacto será a transparência e integridade. Segundo o relatório, a nova verdade é tangível e mecanizada, com as empresas a terem um nível mais elevado de responsabilização. Isto significa que os candidatos passam a ver como é realmente uma empresa, o que leva a uma construção de reputação para atrair talentos.

O Blockchain vai também reforçar a economia do trabalho esporádico, em que os contratos permitem o pagamento no ato. Isto significa que os trabalhadores independentes só realizam atividades quando existe procura pelos consumidores, em vez de um vínculo com um único empregador. Segundo é referido no estudo, este tipo de atividade teve um aumento de 50% na última década nos Estados Unidos. Por fim, é referido que a programação será mais valorizada nos serviços apoiados por Blockchain.

O estudo conclui que há cada vez mais uma procura de uniformidade entre o criador de valor e os respetivos beneficiários. Para tal serão utilizadas estruturas de token, em que as pessoas passarão a ter capacidade de se tornaram os seus próprios patrões.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.