Numa conferência de imprensa, o coordenador do Bloco e Mariana Mortágua, deputada do mesmo partido, defenderam que a nacionalização da PT Portugal, que já foi formalmente integrada na brasileira Oi, é o único caminho para "salvar, preservar e defender o interesse estratégico da PT" para o país.



Para os responsáveis do BE, esta é a única forma de assegurar que a empresa continuará a contribuir para "a inovação científica e tecnológica".



Para nacionalizar a companhia, o Estado deveria recorrer a um instrumento previsto na lei - o regime jurídico de apropriação pública por via da nacionalização da empresa, num processo que pode ou não visar todo o capital da companhia. Defendeu Mariana Mortágua, que caberá ao Estado no decurso do processo definir que ativos são estratégicos para o país.



Interessaria apenas a nacionalização da PT Portugal, a empresa que detém os ativos de negócio, com a rede móvel, ou os serviços fixos, de TV e de sistemas de informação. A PT SGPS, que continua cotada em bolsa e que detém a dívida na Rioforte a participação na OI, não seria visada pelo negócio, segundo esta proposta



Vários rumores têm dado como certa a vontade da Oi para vender os ativos da PT Portugal e centrar-se no processo de consolidação no mercado brasileiro, rumores que o grupo tem desmentido.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.