A Bosch anunciou hoje que vai transferir para a fábrica de Braga a produção dos seus sistemas de navegação para carros, uma área que estava centrada na Alemanhã, em Hildesheim. A decisão tem impacto no nível de emprego em Portugal, com a criação de 100 novos postos de trabalho.

A empresa decidiu transferir a produção em série devido à pressão de custos neste mercado, mas vai manter a produção de protótipos e de pequenas séries, assim como o centro de desenvolvimento da Robert Bosch Car Multimedia na Alemanha.

Nesta localização serão porém dispensados 300 funcionários até ao final do ano. Nos últimos meses a produção já tinha vindo a diminuir e os despedimentos já estavam previstos.

Segundo a empresa a unidade de Hildesheim da divisão Car Multimedia emprega cerca de 1900 colaboradores.

A Blaupunkt Auto-Rádio Portugal, a unidade da Bosch em Braga, foi fundada em 1990 e é a maior fábrica de produção de auto-rádios da Europa, liderando as vendas no mercado europeu. A empresa está entre as maiores exportadoras nacionais, com um valor de compras de 33 milhões de euros, e emprega nesta localização cerca de 2000 colaboradores.