Zhang Yiming, um dos fundadores da ByteDance, a empresa de uma das mais famosas redes sociais, o TikTok, anunciou que vai deixar o seu cargo de liderança. O cofundador da empresa, Liang Rubo, que até aqui geria o departamento de Recursos Humanos, assume agora o cargo de CEO. Desde 2012 que Zhang Yiming liderava a empresa e vai exercer uma nova posição.
Numa carta interna tornada pública, o ex-CEO diz estar preocupado por estar ainda agarrado às ideias que teve antes de fundar a empresa, e que não se tinha desafiado a atualizar esses conceitos. “Na verdade, falta-me algumas capacidades para ser um líder ideal”, salienta. Zhang Yiming diz estar mais interessado em analisar princípios de mercado e aplicar essas teorias para reduzir o trabalho de gestão, em vez de realmente gerir pessoas. Diz ainda que não é uma pessoa muito social, preferindo atividades solitárias, tais como navegar online, ler ou ouvir música.
Por outro lado, descreve o seu companheiro de longa data, Liang Rubo como um parceiro com um valor inestimável: “desde o primeiro dia completou o meu código para novos sistemas, comprou e instalou servidores, desenvolveu políticas-chave de recrutamento e políticas corporativas e sistemas de gestão, numa enorme lista de contribuições demasiado longa para enumerar”.
Desde março que têm vindo a discutir sobre a transição de liderança, que será feita nos próximos seis meses. O novo cargo de Zhang Yiming passará pela criação de uma estratégia de longo-termo, cultura corporativa e responsabilidade social.
Pode ler mais detalhes sobre o anúncio oficial da passagem de liderança numa carta interna, que a empresa resolveu partilhar.
Em destaque
-
Multimédia
IRON é (mesmo) um robot humanoide ou um humano disfarçado? Xpeng tira a limpo as dúvidas -
Site do dia
Faça a edição de ficheiros PDF gratuitamente online no website Sedja -
App do dia
North War: Island Defense 3D desafia à construção de um exército e recuperar o reino perdido -
How to TEK
Organize as suas reuniões e videochamadas através do agendamento no WhatsApp
Comentários