O SNIAC avançou que emitiu 300.510 cartões nacionais de identificação (CNI) e 260.280 passaportes eletrónicos (PEC) e, numa nota a relembrar a proibição de fotocopiar o cartão nacional de identificação, adiantou ainda que já foram emitidos 1.278 títulos de residência para estrangeiros (TRE). Este documento arrancou em julho de 2021, para compor o trio de documentos de identificação de Cabo Verde.

O CNI foi lançado em 23 de janeiro de 2018. Além das funções de identificação, permitiu juntar outros números e dados, como o de contribuinte fiscal e o de previdência social, à semelhança do que acontece com o Cartão de Cidadão português.

O cartão nacional, que substitui os bilhetes de identidades, emitidos desde 1957, é também um documento que permite ao cidadão ligações com vários serviços através da Internet, com recurso às suas valências de autenticação e assinatura digital.

Já o passaporte eletrónico cabo-verdiano começou a ser emitido em janeiro de 2016, e, tal como o CNI, é produzido em Portugal, pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

Em julho de 2021, Cabo Verde lançou o TRE, considerado mais seguro e eficaz, prevendo melhorar a integração dos imigrantes e resolver as dificuldades na obtenção de documentos pelos estrangeiros no país.

O país pretende criar já no próximo ano uma gráfica de segurança, com capacidade para emitir não só o passaporte, mas também outros documentos digitais que exigem elevado nível de segurança, como o CNI e o título de residência para estrangeiros.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.