A Caixa Geral de Depósitos está a promover os pagamentos através de cartões que não precisam de contacto para efetuar a operação, conhecidos como contactless. Até ao final do ano a entidade espera ter a circular 1,5 milhões de cartões que já suportam a tecnologia, depois de ter começado a introduzir os cartões entre o final de 2012 e o início deste ano.

Reduzir o tempo de espera no ato do pagamento e agilizar os processos de compra/venda de baixo valor são algumas das vantagens apontadas pelo banco estatal na adoção dos novos cartões. O contactless dos cartões CGD é baseado em tecnologia de identificação por rádio-frequência (RFID).

Os pagamentos com cartões contactless não requerem a introdução de código PIN, salvo em determinados casos. O cartão vem com a tecnologia desativada por definição e só é acionada após a realização da primeira compra que precisa de ser validade com o PIN.

Em comunicado o banco explica que todas as compras acima de 20 euros vão precisar sempre da validação com o código secreto do cartão. "De 4 em 4 transações de valor até 20 euros, ou quando atingir um montante de 60 euros em pagamentos sem utilização de código, é solicitada a introdução do PIN na transação seguinte", explica o banco.

Isto do lado do utilizador. Do lado dos vendedores a CGD está também a promover uma evolução na forma de pagamentos. A troca dos terminais por outros que suportam a tecnologia contactless e também Near Field Communication (NFC) ajudam os lojistas e retalhistas a prepararem-se para o futuro dos pagamentos eletrónicos.

Até março de 2014 a CGD vai ter uma ação promocional junto de vendedores na tentativa de que troquem os terminais que têm atualmente por equipamentos tecnologicamente mais capazes.

Na perspetiva da Caixa Geral de Depósitos este tipo de tecnologias também vai ajudar a reduzir a quantidade de dinheiro físico que existe em circulação.

Nota de redação: foi corrigido o primeiro parágrafo para clarificar a ideia de que a CGD já está a implementar os cartões contactless desde o início do ano


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico