Um protocolo ontem assinado entre a Câmara Municipal de Faro e o Grupo Portugal Telecom torna aquela autarquia na primeira em Portugal a adoptar uma solução de comunicações integrada da PT para municípios. A solução eAutarquias integra Internet de banda larga, ADSL, acessos wireless, voz sobre IP e videoconferência.



Com a nova solução a Câmara pretende aumentar a eficiência e qualidade dos serviços municipais, nomeadamente no atendimento dos Munícipes, e conseguir maior rapidez no tratamento de processos internos, nomeadamente através do suporte digital dos mesmos. Em comunicado refere-se ainda o aumento da colaboração através da partilha da informação e gestão do conhecimento entre colaboradores das entidades municipais.



O valor do negócio não foi divulgado, sendo apenas referidos alguns detalhes da arquitectura tecnológica a implementar, que passa pela criação de uma rede de dados privada em banda larga que interliga diversos edifícios da câmara e a sua ligação a outros equipamentos, assim como a instalação de uma ligação remota via ADSL nos Bombeiros, no Teatro Lethes e nas 4 Juntas de Freguesia do município de Faro.



Em termos de comunicação de voz a Câmara Municipal vai contar com uma central telefónica IP com capacidade de centralização e distribuição das comunicações externas pela quase totalidade dos Serviços da Câmara Municipal de Faro a custos fixos pela utilização dinâmica da rede informática. Está também contemplada a ligação directa à rede móvel da TMN e ainda a distribuição de telefones sem fios para utilização em funções com necessidades de mobilidade.



A solução eAutarquias prevê ainda um sistema de videoconferência com capacidade de ligação interna, no ambiente do Município, e externa.

Notícias Relacionadas:

2003-02-28 - PT Comunicações reinventa negócio de rede fixa