A Seque e a Copicanola, duas distribuidoras que dividiam o negócio de colocação no mercado português da marca Canon, fundiram-se numa nova empresa, a Canon Portugal, que é agora a representante directa da empresa japonesa no território nacional.

Esta é a primeira vez que a Canon está directamente em Portugal, depois da divisão do negócio profissional de fotografia e informática, com a criação da Seque, em 2002. A intenção de fundir as duas empresas e criar uma subsidiária já era conhecida pelo mercado e concretiza-se agora.

O negócio da Seque e da Copicanola gerou em 2006 um volume de negócios de 40,82 milhões de euros e as duas empresas empregavam um total de 245 funcionários. Não se sabe ainda se a fusão irá implicar despedimentos dada a reestruturação de serviços e organização de departamentos redundantes.

A Canon Europa, que gere o negócio da Canon no continente europeu com subsidiária da Canon japonesa, tem vindo a proceder a uma série de reorganizações com o objectivo de se tornar uma organização pan-Europeia e Hajime Tsuruoka, Presidente e CEO da Canon Europe, adianta em comunicado que “a fusão destes dois
distribuidores da Canon para formar uma nova entidade - a Canon Portugal - faz parte
duma estratégia global de crescimento da Canon Europe com a finalidade de construir
valor para a marca e novas oportunidades de negócio na nossa região”.

A Canon Europa está organizada em duas áreas, a Business Solutions (desenvolvimento de produtos TI, soluções e serviços para escritórios e para empresas de impressão profissional) e Consumer Imaging (fotografia, vídeo, impressoras jacto de tinta, digitalizadores, faxes e dispositivos multifuncionais), que se reflectiam na divisão do negócio das duas representantes portuguesas.

Notícias Relacionadas:
2007-01-23 - Canon reposiciona oferta para PMEs e apresenta plano Easy Service
2007-01-12 - Canon adquire participação da Toshiba na joint venture para desenvolvimento de ecrãs planos