“Nós somos capazes de ser os melhores do mundo em muita coisa. Temos de dizer às pessoas que vamos ser capazes. Somos capazes de aqui ter uma capital da inovação para o mundo. Esses tais unicórnios que falo são essa ambição. Não podemos ter problemas em usar palavras ambiciosas”, afirmou o autarca social-democrata, em declarações aos jornalistas à saída da cerimónia de inauguração do BioLab (BLL), instalado no Mercado do Forno do Tijolo.

O BLL integra o espaço municipal Fab Lab e resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e a Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, caracterizando-se por ser um espaço de “fabricação digital, experimentação e prototipagem aberto a todos os cidadãos”.

“Dar aos cidadãos a possibilidade de fazer ciência, de estar com os cientistas e de produzir aquilo que vai ser a inovação no futuro. Aqui, na freguesia de Arroios, temos este BioLab, ou seja, um laboratório onde as pessoas podem vir testar aquilo que são técnicas da biotecnologia”, sublinhou Carlos Moedas.

Uma das inovações passa por produzir energia através do lixo ou a realização de tratamentos através de algas. “É trabalharmos com materiais que hoje são lixo e com esse lixo produzir valor, energia e produtos que podem ser para as pessoas. Estamos muito contentes”, apontou.

Talento, mentoring e investidores: três ingredientes indispensáveis na “fábrica de unicórnios” de Carlos Moedas
Talento, mentoring e investidores: três ingredientes indispensáveis na “fábrica de unicórnios” de Carlos Moedas
Ver artigo

Recorde-se que, durante a edição de 2021 do Web Summit, Carlos Moedas deu a conhecer que queria atrair mais talento para Lisboa, na área das startups, mas também mais investidores e estruturas de financiamento para estes projetos. No evento, o presidente da câmara de Lisboa partilhou a ideia de tornar a cidade numa fábrica de unicórnios.

"No próximo ano vamos fundar, com a ajuda do Web Summit e de tantos de vós, aquilo que chamamos um "fábrica de Unicórnios" em Lisboa", defendeu o presidente da câmara, explicando que este será o sítio onde pretende ensinar os jovens a transformar as ideias em grandes negócios, criar emprego e ter um propósito.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.