Carlos Moedas, presidente da câmara de Lisboa, quer atrair mais talento para Lisboa, na área das startups, mas também mais investidores e estruturas de financiamento para estes projetos. Esta manhã, em conferência de imprensa no Web Summit, o responsável detalhou a ideia que já tinha apresentado ontem na sessão de abertura do evento, quando partilhou o sonho de fazer de Lisboa uma fábrica de unicórnios.

Moedas explicou que o que pretende é concretizar a ideia que desde a primeira hora esteva na origem dos esforços para atrair o Web Summit para Lisboa e que passava por fazer do evento um meio para atrair talento e novas empresas para investir no país. “Sinto que nos falta dar um passo e esse passo é fazer com que quem cá vem a eventos cá fique”, sublinhando que esse passo é fundamental para criar emprego.

O recém-eleito presidente da câmara da capital admitiu que a ideia de transformar Lisboa numa fábrica de unicórnios foi inspirada por Nuno Sebastião, um dos fundadores da Feedzai que é o único unicórnio português com sede em Portugal.

As outras empresas com este estatuto estão a baseadas nos Estados Unidos, explicou Carlos Moedas, porque toda a due dilligence – os processos com investidores – é mais fácil, muitos também estão baseados neste mercado e porque conhecem melhor o sistema americano.

Carlos Moedas acredita que isto pode ser alterado, se o esforço de Lisboa se direcionar para atrair não apenas projetos e talento, mas também para fixar cada vez mais em Lisboa as capitais de riscos que financiam as startups.

“Sou uma pessoa muito prática, por isso o que trago para este tema é uma visão muito prática”, reforçou Carlos Moedas, que quer dinamizar um ecossistema que ajude os novos projetos a crescer, com tudo o que é necessário para isso, além do financiamento, como o marketing ou o mentoring, exemplificou. Berlim ou Paris são cidades em que o novo presidente da câmara se tem inspirado, para o modelo que quer implementar em Lisboa.

Toda esta estratégia será colocada em prática a pensar no futuro, mas com um pé no presente, e procurando influenciar a capacidade das empresas que se fixem na cidade para partilharem o seu valor e sucesso com as comunidades em que se inserem, disse também Moedas.

“O ecossistema de startups tecnológicas deve crescer mas devem partilhar o seu sucesso com as comunidades em que estão envolvidas”, reforçou o responsável.

Veja as imagens captadas pela equipa do SAPO TEK que dão uma perspetiva por dentro do Web Summit

4 dias de agenda cheia

O Web Summit 2021 começou ontem com uma sessão de abertura onde as startups subiram ao palco mas onde a notícia principal foi Frances Hugen, a denunciante do Facebook que tem acusado a rede social de adotar práticas nocivas em favor do lucro financeiro. Também Carlos Moedas e o ministro Pedro Siza Vieira estiveram em palco para promover o empreendedorismo em Portugal e acolher as startups que se queiram instalar no país. O novo presidente da Câmara de Lisboa anunciou a criação de uma "fábrica de startups" para 2022.

Este é só o início do Web Summit, e de uma agenda cheia. No SAPO TEK, já tínhamos dado a conhecer 10 oradores que vale a pena ouvir no Web Summit 2021 e para ajudar a compor a sua agenda para o evento, destacamos ainda algumas das talks que deve apontar no calendário, e que poderá também consultar ao detalhe no website do Web Summit, ou na própria aplicação do evento.

Clique nas imagens para conhecer algumas talks que vale a pena acompanhar no Web Summit 2021

Dia 2 de novembro

Christopher Wylie, “whistleblower” do Facebook no polémico caso Cambrige Analytica e agora responsável pelo departamento de tecnologias emergentes da H&M, sobe ao palco para uma conversa acerca da regulação da Internet. O mundo online não tem de ser um local “assustador” e o responsável defende que as atuais abordagens de regulação das tecnologias poderão não funcionar no futuro, apelando a uma mudança para evitar desastres.

Fora dos ecrãs, a atriz e comediante Amy Poehler tem vindo a trabalhar para ajudar jovens mulheres a tornarem-se líderes e, nesta sessão marcada no palco central do Web Summit, dará a conhecer mais sobre a forma como podemos dar mais poder às gerações futuras.

Ao longo dos últimos anos, a Cloud mudou significativamente o mundo em que vivemos. Nesta sessão, Werner Vogels, CTO da Amazon, apresenta o exemplo da AWS, detalhando a forma como evoluiu ao longo do tempo, começando por operar apenas alguns serviços em certas regiões e passando a levar a tecnologia na “nuvem” a quase todos os cantos do mundo.

Dia 3 de novembro

O lançamento oficial da European Startups Nations Alliance (ESNA) está em destaque no palco central do Web Summit, numa sessão liderada por Pedro Siza Vieira, Ministro da Economia. Apresentada neste ano, a ESNA, onde Portugal apresenta um papel de destaque, afirma-se como um passo essencial para tornar o ecossistema europeu de empreendedorismo mais competitivo.

A pandemia de COVID-19 pôs a “nu” as disparidades que existem no mundo, incluindo no acesso ao digital, que se tornou numa ferramenta fundamental para manter a vida a funcional no “novo normal”. Será possível atingir uma maior equidade digital entre países? É esta a pergunta a que Brad Smith, presidente da Microsoft, se propõe a responder nesta sessão.

O desenvolvimento do metaverso é um dos novos objetivos do Facebook, que, ainda na semana passada mudou de identidade, passando a chamar-se Meta, refletindo os seus novos propósitos. Nesta sessão, Chris Cox, CTO da empresa, dará a conhecer um pouco mais do que podemos esperar do metaverso e sobre a forma como promete transformar as nossas vidas.

Dia 4 de novembro

Estaremos a entrar na época áurea da tecnologia europeia? Embora a Europa tenha apenas um décimo de todos os “unicórnios”, com as empresas dos Estados Unidos e China a liderarem nesta categoria, há potencial para ter um papel ainda mais relevante no ecossistema tecnológico global. Nesta sessão, António Dias Martins, CEO da Startup Portugal, e Kat Borlongan, Founding Member da Scale-Up Europe, darão a conhecer o que será necessário para a Europa atingir o seu potencial.

A sustentabilidade e a luta contra as alterações climáticas também fazem parte das temáticas em debate no Web Summit 2021. Patrick Brown, CEO da Impossible Foods, sobe ao palco central para uma sessão acerca da forma como a redução do consumo de produtos animais e a escolha de uma alimentação à base de plantas pode ser uma das formas mais poderosas de pôr um travão nas alterações climáticas.

O “pai” da World Wide Web está de regresso ao Web Summit para uma sessão centrada no uso desregrado de dados. Acompanhado por John Bruce, CEO e cofundador da Inrupt, Tim Berners-Lee, também cofundador e CTO da empresa, deixará um apelo aos governantes um pouco por todo o mundo, focando-se na forma como será possível catalisar a próxima era da web.

Deixe também na caixa de comentários outras sugestões e acompanhe o trabalho do SAPO TEK no Web Summit através do dossier dedicado à conferência.