O Cartão de Cidadão já está disponível em 85 balcões distribuídos pelos Açores, Portalegre, Évora e Bragança - e em breve em Beja -, um ano após ser dado início à emissão do novo documento de identificação. Até ao início do terceiro trimestre deste ano, o documento deverá chegar a outras regiões do país, Madeira e consulados portugueses no estrangeiro.



A emissão da documentação está a ser efectuada de forma faseada à medida que os cidadãos pedem a renovação ou alteração de dados de qualquer um dos quatro documentos abrangidos pelo Cartão de Cidadão - Bilhete de Identidade e dos Cartões de Contribuinte, Segurança Social, Saúde e no futuro de Eleitor.



A última contagem efectuada, no início do último trimestre de 2007, indicava que, até então, já haviam 12,375 mil portadores do novo cartão, a maioria nos Açores, onde começou a ser emitido a 14 de Fevereiro de 2007.



De acordo com dados fornecidos pela Agência para a Modernização Administrativa, cerca de metade do total de titulares do Cartão de Cidadão activaram a assinatura electrónica que permite utilizar o documento em serviços públicos ou privados, como o envio de declarações fiscais, substituindo a actual senha ou a assinatura de contratos.



Notícias Relacionadas:

2007-02-14 - Cartão de Cidadão estreia-se hoje no Faial e chega ao continente em Julho