A Comissão Europeia anunciou hoje a criação de um Conselho Consultivo para a Ciência e Tecnologia. A nova estrutura, apresentada pelo presidente da Comissão Europeia, será constituída por especialistas na área da ciência e tecnologia, representantes da academia que foram escolhidos por Durão Barroso com o apoio do conselheiro europeu para a área cientifica.



A nova estrutura terá caráter informal e vai funcionar de forma independente da Comissão Europeia, aconselhando diretamente o presidente da CE nas questões cientificas e na definição de políticas relacionadas com a duas áreas, a ciência e a tecnologia.



Na missão, o Conselho Consultivo para a Ciência e Tecnologia tem ainda como tarefas contribuir para a promoção de uma maior aproximação entre indústria e universidades e apoio na definição de estratégias que ajudem a promover as iniciativas europeias nesta área junto da sociedade.



Pretende-se ainda que a estrutura tenha um papel relevante no apoio à definição de medidas para colocar no terreno a estratégia europeia de crescimento, nos temas ligados à inovação e à investigação.



Numa nota de imprensa, a CE explica que o Conselho é distinto de outros órgãos consultivos da Comissão uma vez que não está restrito a um objeto específico, mas pretende apoiar a análise de questões transversais e com um forte dimensão societária.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico