Apesar das dúvidas iniciais, que levaram à abertura de uma investigação aprofundada, a Comissão Europeia acaba de dar a sua aprovação à compra da Tele Atlas pela TomTom, um negócio de 2 mil milhões de euros. O executivo europeu concluiu que esta fusão não afecta a concorrência no espaço europeu apesar de ainda não ter deliberado sobre o outro meganegócio nesta área, a proposta de aquisição da Navteq pela Nokia.
A comissária da concorrência voltou a realçar que o mercado de navegação por satélite é muito importante para os consumidores mas que depois da análise aprofundada a este negócio ficou satisfeita com a conclusão de que a inovação e concorrência que se verificou nesta área se irá manter após a fusão, beneficiando os consumidores.
O domínio do mercado de software de navegação da TomTom conjugado com o facto da Tele Atlas ser uma das duas empresas que oferece cobertura completa de mapas na Europa e na América do Norte estava no centro das preocupações sobre o efeito da aquisição na concorrência.
O negócio foi anunciado pela TomTom em Outubro e a investigação da Comissão Europeia teve início em Novembro, depois de uma análise preliminar habitual nestes processos de fusão.
A análise mais recente à proposta de aquisição da Navteq - principal concorrente da Tele Atlas, pela Nokia está ainda em análise e a Direcção-geral da concorrência não adianta ainda pormenores sobre o seu desfecho.
Notícias Relacionadas:
2008-03-31 - CE abre investigação aprofundada à compra da Navteq pela Nokia
2007-11-29 - Aquisição da TeleAtlas por parte da TomTom analisada pela CE
2007-07-23 - TomTom oferece 2 mil milhões de euros pela Tele Atlas
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários