A Comissão Europeia lançou hoje a grande coligação para a criação de emprego na área digital. A iniciativa vem sendo falada desde janeiro, com a CE a tentar cativar empresas e outras entidades europeias para o desafio de adaptar a formação dos desempregados europeus ao número crescente de vagas de emprego nas Tecnologias da Informação. Hoje a iniciativa foi apresentada por Durão Barroso e pelos vice-presidentes da Comissão Europeia, que também revelaram as primeiras medidas.
De acordo com os dados europeus em 2015 existirão na Europa 900 mil vagas de emprego na área das Tecnologias da Informação. As oportunidades de emprego no setor estão a crescer ao ritmo de 100 mil por ano. Adaptar a formação dos recursos disponíveis - num total de 26 milhões de desempregados na região - às oportunidades do setor, para acompanhar a oferta.
As duas primeiras iniciativas lançadas no âmbito deste "novo desígnio europeu" foram uma nova plataforma de aprendizagem online, a Academy Clube e o lançamento de um novo módulo de formação para técnicos de instalação de redes inteligentes. Em breve será ainda lançada a Startup Europe, uma plataforma de ferramentas e programas para apoiar empreendedores na área da web.
A iniciativa traduz o resultado de um compromisso assumido pela Comissão Europeia no Fórum Económico Mundial de Davos de reunir consensos e criar entendimentos que ajudem a promover novos empregos e novas iniciativas de formação. Junta para já 15 empresas e organizações que já aderiram ao projeto.
Formação e adequação de cursos para empregos na área digital; certificação de competências; mobilidade; aprendizagem e ensino inovadores são algumas das áreas nas quais a Comissão Europeia quer compromissos assumidos pela indústria.
No final de 2011 existiam 6,7 milhões de trabalhadores na área das Tecnologias da Informação e Comunicação, cerca de 3,1% da população ativa. Entre 2000 e 2010 o crescimento do número de profissionais TI avançou a um ritmo de 4,3%.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários