Realizou-se ontem em Hannover, na Alemanha, a cerimónia de abertura da Cebit 2003, embora só hoje a feira tenha aberto as portas aos visitantes numa exibição que durará até ao próximo dia 19 de Março. Com menos expositores este ano e a ocupar um espaço menor, a Cebit 2003 conta ainda assim com a presença de 69 países e mais de 6,5 mil expositores.



Face às dificuldades que o sector da informática e telecomunicações atravessa actualmente, os organizadores da Cebit afirmam esperar que a edição deste ano dê um novo incentivo ao sector, pelo que as expectativas são elevadas. "Perante a estagnação que prevalece na economia e as restrições de orçamento, a indústria de Tecnologias da Informação encara a Cebit como um indicador do tipo de investimentos que os utilizadores poderão fazer estes ano", refere um comunicado emitido pela Deutsche Messe.



Ainda não foram divulgados quaisquer números de expectativas de visitantes, mas a edição do ano passado recebeu 674 mil pessoas, 137 mil dos quais estrangeiros.



Entre as muitas as diferentes áreas das TICs que integram a exposição, as comunicações móveis assumem mais uma vez uma posição de destaque. O presidente da Nokia foi a única personalidade da indústria a discursar na sessão de abertura da Cebit 2003, em conjunto com o presidente da câmara de Hanover e o presidente da BITKOM, a associação alemã de Tecnologias da Informação, Telecomunicações e novos media.



Num altura em que é cada vez mais difícil dizer onde acabam as Tecnologias da Informação e começam as telecomunicações, a edição deste ano da Cebit evidencia a convergência das tecnologias. A fotografia e a sua difusão através de telemóveis, as comunicações de banda larga e as redes wireless, segurança e eGovernment são temas também em destaque.



Logo no primeiro dia as notícias mais importantes estão centradas à volta da mobilidade, com a AMD a apresentar 12 processadores para portáteis e a Intel e mostrar a nova tecnologia Centrino. Mas também os telemóveis estão novamente no palco com o portfólio da Motorola para este ano e ainda novidades em equipamentos i-mode.



Outras tecnologias destinadas aos consumidores finais, os chamados gadgets, não trarão grandes novidades, embora seja certa a presença de mais equipamentos wireless, Tablet PCs, Smartphones e telemóveis 3G.



O TeK promete acompanhar as principais novidades e notícias que decorrem desta feira nos próximos dias, pelo que fique atento ao Canal de Tecnologia do SAPO para se manter informado sobre as tendências da Cebit 2003.

Notícias Relacionadas:

2002-11-22 - Portugal com presença reforçada na CeBIT 2003 contrariando tendência geral

2002-03-13 - CeBIT 2002 abre portas com atenções viradas para dispositivos móveis