A SAP está a implementar um novo centro de serviços em Portugal. A estrutura, anunciada pela empresa no final do ano passado, deverá ser inaugurada ainda durante o primeiro semestre mas para os primeiros 41 colaboradores contratados a formação já começou, revelou esta manhã Paulo Carvalho, diretor geral da empresa em Portugal.



À data da inauguração a previsão é de que a estrutura integre cerca de meia centena de trabalhadores. Até final do ano deverá ter 100 e num espaço de três anos pode crescer até aos 300. Todos serão colaboradores altamente especializados, com formação superior e com domínio de várias línguas, identifica a empresa.



Os serviços prestados a partir de Portugal terão como destinatários clientes SAP fora de Portugal, essencialmente de mercados maduros europeus, embora esteja prevista a prestação de serviços para cerca de 20 países. O centro estará especializado em áreas de negócio como a mobilidade, business intelligence e computação in-memory.



A empresa também revelou hoje resultados da operação local que fechou 2011 com um volume de negócios de 54,5 milhões de euros, num crescimento de 4% face ao ano anterior. As receitas de software e serviços relacionados cresceram 13%.



Entre os fatores que contribuíram para o crescimento do negócio em Portugal no ano passado, a SAP destaca os projetos realizados para apoiar a internacionalização de empresas nacionais, o que representou 40% das receitas de software.



A angariação de novos clientes também teve um peso importante nos negócios, representando 26% dos contratos celebrados no período. Entre os novos clientes o destaque vai para as PMEs que representaram 79%.



Em 2012 a SAP está apostada em fazer crescer em Portugal as áreas de negócio de investimento mais recente, como as bases de dados ou a área da mobilidade. Isto embora o negócio tradicional de ERP já só represente cerca de metade da faturação da empresa no país.



Embora não avance números, Paulo Carvalho assegura que a previsão da empresa para 2012 continua a ser de crescimento.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira