No email enviado aos colaboradores a propósito da entrada da empresa num novo ano fiscal, o CEO da Microsoft defende que o foco da companhia tem de estar orientado a três áreas principais. Reinventar a produtividade e os processos de negócio, levando essa transformação a qualquer dispositivo; construir uma plataforma cloud inteligente, que simplifique a vida aos utilizadores; e promover a computação pessoal.

Em todas as áreas a ambição passa por criar os melhores produtos, sempre numa lógica de cloud-first e mobile-first, que vá além dos dispositivos para se focar na experiência de utilização, sublinha Nadella.

"A nossa missão é dar ajudar cada pessoa e cada organização em todo o planeta a alcançar mais", destaca o responsável. E o Windows terá aí um papel central.

A mensagem de Nadella faz poucas referências a produtos específicos da marca, mas o novo Windows 10 e a Xbox Live tiveram direito a destaque. O executivo é claro em relação à importância do lançamento de mais uma atualização ao sistema operativo (a lançar no próximo dia 29 de julho) e ao potencial que encerra a nova estratégia da empresa em relação à distribuição do produto.

A chegada do Windows 10 é também o momento em que a Microsoft quer que os clientes comecem a olhar para o produto de forma distinta. "Desejamos que as pessoas deixem de precisar do Windows, para passarem a escolher o Windows, a adorá-lo".

Em relação aos jogos, as palavras de Satya Nadella são para indicar que a Microsoft "vai prosseguir com a mesma ambição, integrada na estratégia para o Windows", algo que se traduz em explorar cada vez mais o acesso aos jogos e conteúdos da consola tirando partido dos mais diversos dispositivos, incluindo os HoloLens, que também tiveram direito a uma referência especial.