A Caixa Geral de Depósitos e a Universidade Nova de Lisboa anunciam hoje os 20 vencedores da primeira fase do Concurso Nacional de Empreendedorismo. Os projectos escolhidos foram seleccionados a partir de um leque de mais de uma centena e dizem respeito sobretudo a trabalhos na área das Tecnologias da Informação (35 por cento) e Biotecnologia (30 por cento). Além destas, passam à segunda fase do concurso projectos na área da agricultura, serviços, ambiente e saúde.



Entre os vinte finalistas há uma short list de cinco projectos, com trabalhos nas áreas da produção de cogumelos, soluções integradas de reconhecimento biométrico e de logística, drogas biofarmacêuticas, biosensing para detecção de microorganismos patogénicos e software para armazenar e organizar dados sobre preferências de clientes das companhias aéreas, que são desde já premiados pela organização.



A segunda fase do concurso vai desenrolar-se até ao próximo dia 9 de Junho, data limite para apresentação dos respectivos planos de negócios. Para desempenhar esta tarefa os grupos concorrentes terão o apoio directo e individual de economistas ou gestores com experiência, que colaboram na iniciativa de forma voluntária. Antes de estar concluído, o concurso terá ainda mais duas fases. A terceira prevê a apresentação dos projectos a investidores e uma última que prevê uma apresentação final.



Em comunicado as organizações promotoras da iniciativa explicam que esta tem como objectivo "incentivar a inovação, a revitalização do tecido empresarial nacional e estimular a cultura empreendedora entre os estudantes e investigadores".



O Concurso Nacional de Empreendorismo, que tem este ano a sua primeira edição, dirige-se a jovens recém licenciados ou pós-graduados que tenham finalizado os seus cursos há três anos ou menos e tem um júri constituído por personalidades das áreas académica, cientifica e empresarial.



Os cinco primeiros finalistas da primeira fase recebem um prémio de mil euros, um servidor, um PC e software. O vencedor final recebe um prémio de 25 mil euros e terá a possibilidade de ter a CGD como accionista.



Notícias Relacionadas:

2004-11-24 - Projecto FIVE distingue 41 ideias de negócios