A Chipidea venceu o primeiro prémio atribuído pela COTEC para distinguir uma Pequena e Média Empresa (PME) portuguesa na área da inovação. O prémio passará a ser atribuído todos os anos e resulta do esforço levado a cabo pela associação, para estabelecer uma relação mais próxima com as empresas de menor dimensão.




A par com a Chipidea foram distinguidas a YDreams e a Critical Software com menções especiais. As três empresas integram a Rede PMEs Inovadoras COTEC, uma iniciativa detalhada também durante o 2ºEncontro Nacional de Inovação COTEC, realizado ontem.




Este conjunto de 24 empresas, onde se incluem ainda nomes como a Biotecnol, Wit, Bluepharma ou We Do Consulting fizeram parte de um grupo de 130 empresas convidadas que se candidataram a participar na rede preenchendo um questionário, que procurava reunir informação sobre processos internos de inovação.




Por integrar a rede, as empresas vão beneficiar dos esforços de promoção e difusão pública por parte da associação, que também se encarrega de "promover contactos entre as várias empresas da rede e criar condições para adaptar práticas inovadoras da rede no seu núcleo de empresas e provocar a geração de joint ventures", explicou Belmiro de Azevedo, presidente da Comissão de Acompanhamento, responsável pela selecção de empresas.




As empresas da rede terão ainda um forte envolvimento com uma acção prevista pela COTEC para este ano, que pretende definir os critérios e parâmetros para a criação de uma Certificação de Inovação, disse o presidente da Sonae SGPS.




A Chipidea, que venceu a primeira edição do prémio atribuído pela associação fundada pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, opera na área dos semicondutores analógicos e digitais e conta actualmente com 180 empregados, dos quais 30 por cento estão em representações fora de Portugal.



Notícias Relacionadas:

2005-04-18 - COTEC procura aproximação às PMEs com rede de empresas inovadoras