A Chipidea e a Espírito Santo Ventures anunciaram ontem a entrada do fundo de capital de risco para investidores qualificados no capital da tecnológica, consubstanciados no investimento de 5 milhões de euros. A empresa liderada por José Epifânio da Franca pretende agora expandir o seu negócio de desenvolvimento de semicondutores e reforçar a sua estratégia de aquisições, aumentando as valências em Investigação e Desenvolvimento.

O fundo de capital de risco especializado em tecnologia do Grupo Espírito Santo assume uma posição no capital da Chipidea cujo valor não foi divulgado. O Jornal de Negócios adianta na sua edição de hoje que deverá ter sido pago um prémio já que o capital social da Chipidea corresponde actualmente a 5 milhões de euros, o mesmo valor investido pela ES Ventures.

O fundador da Chipidea tinha revelado há menos de um mês que a estratégia de expansão da empresa passava por abrir novas instalações na Europa mas também por um centro de engenharia na Índia. A tecnológica foi fundada em 1997 e especializou-se no desenvolvimento de semicondutores analógicos e de sinal misto para a área de comunicações, detendo actualmente um dos portfólios mais completos a nível mundial.

Actualmente a Chipidea emprega mais de 260 pessoas em várias localizações e foi considerada pela GrowthPlus como uma das 500 empresas que mais se distinguiram na Europa em termos de crescimento de emprego e de volume de negócios.

De acordo com informação presente no seu site, a ES Tech Ventures já investiu 77 milhões de euros até à data e pretende ainda investir mais 75 milhões de euros, num futuro próximo.

Notícias Relacionadas:

2006-10-25 - Três tecnológicas portuguesas figuram entre as 500 organizações europeias com maior crescimento


2005-11-13 - Chipidea adquire activos da TransDimension

2005-04-20 - Chipidea distinguida pelo Prémio PME Inovação COTEC