Foi acidentalmente que a equipa de investigadores descobriu uma maneira de criar hidrogénio de forma praticamente instantânea. O elemento químico é visto como um possível combustível do futuro devido à sua grande abundância, mas tem associado uma grande dificuldade: a do transporte do mesmo.
Os investigadores do Laboratório de Investigação do Exército dos EUA, em Aberdeen Proving Ground, fizeram a descoberta ao verter água numa nova liga de alumínio que, automaticamente, começou a formar hidrogénio. Já se sabia que era possível produzir o elemento químico através da junção de água e alumínio, mas apenas quando expostos a temperaturas muito elevadas e, o hidrogénio produzido, era apenas 50% eficiente.
"O nosso é aproximadamente 100% eficiente em menos de três minutos", contou Scott Grendahl à New Scientist. Esta descoberta acaba por ter grande relevância porque, sendo produzido rapidamente e através de água e alumínio, torna-se muito mais fácil e estável transportar os materiais em vez de o fazerem com o hidrogénio.
Se este método for fiável e conseguir ser reproduzido em grande escala poderá vir a ser a solução para a utilização de uma fonte de energia mais limpa e que facilmente pode ser criada num curto espaço de tempo.
O próximo passo agora é testar se é possível reproduzir a experiência fora do laboratório, num ambiente menos controlado, uma tarefa que os investigadores estão confiantes de que será possível.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários