(Actualizada) As Tecnologias de Informação e Comunicação estarão em destaque na III Cimeira Luso Argelina, que decorre hoje, no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras. Segundo o Governo português, a escolha do tema "revela a vontade mútua em aprofundar a cooperação num domínio importante e onde há um grande potencial de colaboração mútua".

Para além do tema central, o encontro, presidido pelos primeiros-ministros de Portugal, José Sócrates, e da Argélia, Ahmed Ouyahia, visa "aprofundar a cooperação luso argelina em áreas onde existe já uma importante relação, com vista à consolidação das relações económicas e financeiras e à promoção do investimento bilateral e das trocas comerciais", explicou o executivo português à agência Lusa.

Os dois países tinham anteriormente realizado duas cimeiras, ambas em Argel, em Janeiro de 2007 e Junho de 2008, num esforço de colaboração que incluiu também a assinatura, em 2005, de um Tratado de Boa Vizinhança, de Amizade e de Cooperação.

No âmbito das anteriores cimeiras os Governos têm celebrado "um conjunto de convénios bilaterais" e "trocado perspectivas sobre questões bilaterais e internacionais de interesse comum" em vários sectores, tendo sido registado também um aumento progressivo das trocas comerciais ao longo dos últimos cinco anos, acrescenta a mesma fonte.

Entre os efeitos, o Governo destaca o aumento das exportações nacionais para a Argélia e uma redução do défice comercial anual português com o país. No que respeita ao investimento em território nacional, a Argélia passou do 42º para o 19º lugar, entre 2005 e 2009.

Sobre o encontro de hoje sabe-se ainda que a agenda prevê reuniões sectoriais institucionais sobre temas como as Comunicações, com as TIC a serem incluídas na lista de assuntos a discutir com empresários.

A encerrar a cimeira foram assinados 10 acordos bilaterais nás áreas da sociedade da informação e economia digital, ambiente, obras públicas, cultura, ciência e tecnologia.

Nota de Redacção: A notícia foi actualizada com a informação referente aos acordos entretanto assinados.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.