A transformação digital atingiu um novo patamar com a introdução das tecnologias de Inteligência Artificial Generativa (IA Gen). A Inteligência artificial está a conquistar o seu espaço, contribuindo para o aumento da eficiência das empresas, otimizando custos de operações. Profissionais e empresas reforçam competências, implementam soluções, enquanto o enquadramento legal para esta nova realidade é traçado.
Muitas empresas já usam a Inteligência artificial de algum modo e a legislação da União Europeia (UE) sobre inteligência artificial já é uma realidade, embora só comece a ser aplicada dentro de dois anos. Estudos referem que a IA pode automatizar 30% das horas de trabalho até 2030. Para já, as empresas utilizam a IA Generativa na inovação ainda em pequenos projetos de inovação, desenvolvimento e criação de novos produtos e poucas empresas já usam as tecnologias em grande escala.
Os ganhos de produtividade associados à utilização da IA são comprovados por vários estudos em diferentes economias, diz Rui Cruz, CEO da Opensoft. “Caminhamos para um cenário em que não se vai discutir a adoção de estratégias de IA, mas, sim, quanto tempo falta para um negócio tirar partido das suas vantagens”.
A Opensoft partilhou cinco sugestões para incrementar a produtividade das empresas através da utilização de inteligência artificial.
A automatização de processos repetitivos, morosos e manuais é a primeira recomendação da empresa. O treino de algoritmos e a aprendizagem automática permite executar “automaticamente tarefas administrativas, como o processamento de dados ou a gestão de stocks”. Deste modo, os trabalhadores ficam com mais tempo disponível para outras atividades de “natureza mais estratégica e criativa”, enquanto é reduzida a “margem de erros humanos que surgem neste tipo de tarefas”.
A Opensoft recomenda a utilização de “assistência virtual preditiva” que consegue responder a perguntas em tempo real e prever as necessidades dos utilizadores, ainda antes de serem manifestas. Com um sistema de assistência virtual recorrendo à IA, as empresas podem proporcionar aos clientes uma “experiência diferenciada”, enquanto aumentam a eficiência do atendimento e os níveis de satisfação.
A IA pode também ser utilizada na distribuição de tarefas e alocação de recursos, simplificando os processos. Por exemplo, com a devida preparação, a IA pode atribuir tarefas com base na disponibilidade de cada elemento ou aparelho/máquina para aumentar a produtividade do negócio. A Opensoft explica duas técnicas. Pode-se optar pela alocação dinâmica “em que os recursos são ajustados em tempo real, conforme a evolução do algoritmo de IA”, ou pela alocação estática, “que define uma distribuição fixa dos recursos prévia à utilização dos modelos de IA”.
O apoio à tomada de decisão é outra matéria na qual a IA Gen tem o seu papel. A IA pode, por exemplo, ajudar na “definição da política de preços”, através da identificação de “relações entre vários fatores como o preço dos concorrentes, a elasticidade de preço, a procura, o stock ou a sazonalidade, entre outros, para chegar ao preço ideal de um produto ou serviço”. Nas vendas, os sistemas podem ajudar a identificar potenciais clientes com mais rapidez, acelerando o processo de vendas.
Finalmente e não menos importante, está o papel que a IA pode ter na gestão de processos de recrutamento e seleção de recursos humanos. “Os algoritmos conseguem analisar currículos, realizar um rastreio inicial, agendar entrevistas e até prever o desempenho com base em dados históricos. Assim, é possível ter uma gestão de talento mais eficiente, ajudando a atrair, reter e desenvolver os profissionais”, explica a Opensoft.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários