A Cisco anunciou hoje a criação de um novo centro de suporte em Portugal. O Partner Adviser é a quinta estrutura do género que a empresa fixa no país, depois de em 2007 ter inaugurado o Hércules, o primeiro e o maior centro de suporte fixado pela multinacional americana em Portugal.



O Partner Adviser arranca com cerca de 10 pessoas e deve crescer até 15 em breve. Como sublinha Carlos Brazão, director-geral da Cisco Portugal, a estrutura não se destaca pela dimensão, mas pelo facto de ser a quinta que o grupo escolhe trazer para Portugal, no âmbito de processos de decisão que têm acontecido de forma natural, face aos bons resultados obtidos com os primeiros investimentos no país. "A boa notícia não é hoje este centro é o facto de serem cinco centros", frisou Carlos Brazão.



O novo centro, que faz parte de um programa global (dirigido a um universo de 60 mil parceiros que endereçam o mercado de PMEs), tem como missão dar apoio aos parceiros comerciais da fabricante na identificação de oportunidades de negócio.



Vai prestar serviços a toda a Europa e numa primeira fase dará suporte ao Reino Unido, Espanha, França, Alemanha, Portugal e Itália. Numa segunda fase o centro português deverá também dar apoio aos países nórdicos. A estrutura pretende ser um ponto único para dar respostas aos parceiros na área da formação, certificação, produtos, soluções ou campanhas.



A Cisco lançou o centro Hércules em 2007, num investimento que na altura se estimava entre os 24 e os 36 milhões de euros, o Liberty em 2008, o Inside Sales Supercenter em 2009 e já este ano tinha lançado o EMEA Recruitment Hub. Em conjunto os diversos centros contam com cerca de 160 colaboradores que estão agrupados na mesma localização.




Esta tarde o TeK publica uma conversa com Carlos Brazão, director-geral da filial portuguesa da Cisco, com mais detalhes sobre o impacto destes investimentos em Portugal e outros tópicos da estratégia da empresa no país.