A Cleanwatts, a Armilar Venture Partners e a Mustard Seed MAZE foram reconhecidas pela Associação Portuguesa de Investidores em Early Stage – Investors Portugal como referências do empreendedorismo nacional em 2022. 

Especializada em software de gestão de energia e comunidades de energia renovável, a Cleanwatts recebeu o prémio de Investment of the Year 2022. No ano passado, a empresa captou 25 milhões de euros numa ronda liderada pela Verdane, um investidor europeu especializado em empresas tecnológicas focadas na economia sustentável.

Em comunicado, Michael Pinto, cofundador e CEO da Cleanwatts, afirma que desde que a Cleanwatts instalou a sua a primeira comunidade de energia renovável em Mirando do Douro em agosto de 2021 já soma 205 localizações em território nacional, replicando o modelo de transição energética em Itália, Espanha e Estados Unidos.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe 

Já a Armilar Venture Partners foi distinguida com o prémio Early Stage Investor of the Year 2022, depois de investir 18,2 milhões de euros em 42 projetos durante o ano passado, entre novos investimentos em startups e reforço em empresas do seu portefólio. Ao todo, desde o início do milénio que a sociedade de capital de risco em early stage já investiu em mais de 70 empresas.

Na segunda edição do Investors Portugal Dinner foi também atribuída, pela primeira vez, atribuída uma distinção com base nos critérios ESG. A Mustard Seed MAZE recebeu um prémio que reconhece o investimento realizado em empreendimentos de "lock-step", com foco na resolução de desafios sociais e ambientais.

Nas palavras de Lurdes Gramaxo, presidente da Investors Portugal, “o investimento em early stage é uma peça fundamental para a economia portuguesa”, motivo pelo qual os prémios têm o objetivo de “reconhecer, encorajar e promover a excelência do setor em Portugal, assim como tornar públicos os exemplos que possam inspirar novas ações”.  "Desta forma, fomentamos a inovação e desbloqueamos o potencial do país”, realça.