Os clientes da Optimus que subscrevem os serviços de Internet, televisão e voz distribuídos pela rede de fibra ótica da empresa vão alegadamente poder trocar de operadora de telecomunicações, mesmo que estejam em período de fidelização, caso o processo de fusão com a Zon se concretize. Esta terá sido uma das medidas que as duas empresas propuseram à Autoridade da Concorrência como forma de evitar o chumbo do regulador ao negócio.

A edição desta quarta-feira, 10 de julho, do Jornal de Negócios escreve que os clientes vão ter seis meses para fazer essa mudança sem contrapartidas nos serviços de Internet, televisão e voz distribuídos por fibra.

Aos poucos vão-se conhecendo os remédios propostos pelas operadoras que estão em vias de fusão. No início da semana foi noticiado que a Optimus estaria obrigada a vender apenas a rede de fibra ótica detida em parceria com a Vodafone - condição que justifica a "libertação" dos clientes dos contratos de fidelização. O Jornal de Negócios corrobora esta solução e refere que as restantes propostas da Optimus e Zon estão relacionadas com a rede de fibra da empresa da Sonaecom.

O contrato de parceria entre a Optimus e a Vodafone pode vir a ser alargado e a rede de fibra ótica também pode vir a ser contratada por outros operadores até outubro de 2015. Quem contratar a rede de fibra à operadora da Sonaecom fica vinculado a esse negócio durante um prazo mínimo de cinco anos.

Em alternativa, a Vodafone pode comprar a parte da Optimus apenas na rede de fibra ótica desde que assuma a posição da operadora parceira no contrato de acesso grossista.

As propostas da Optimus e Zon estarão agora a ser analisadas pelos contra-interessados, grupo de empresas que são direta ou indiretamente afetadas pelo negócio, e que terão que emitir um parecer sobre os remédios até amanhã, 11 de julho.

Nota de redação: notícia corrigida para reforçar a ideia de que apenas a rede de fibra ótica está implícita nos remédios propostos à AdC e de que apenas os clientes da Optimus que subscrevem serviços distribuídos por esta tecnologia podem ficar livres da fidelização


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.