Os clientes da Optimus que subscrevem os serviços de Internet, televisão e voz distribuídos pela rede de fibra ótica da empresa vão alegadamente poder trocar de operadora de telecomunicações, mesmo que estejam em período de fidelização, caso o processo de fusão com a Zon se concretize. Esta terá sido uma das medidas que as duas empresas propuseram à Autoridade da Concorrência como forma de evitar o chumbo do regulador ao negócio.

A edição desta quarta-feira, 10 de julho, do Jornal de Negócios escreve que os clientes vão ter seis meses para fazer essa mudança sem contrapartidas nos serviços de Internet, televisão e voz distribuídos por fibra.

Aos poucos vão-se conhecendo os remédios propostos pelas operadoras que estão em vias de fusão. No início da semana foi noticiado que a Optimus estaria obrigada a vender apenas a rede de fibra ótica detida em parceria com a Vodafone - condição que justifica a "libertação" dos clientes dos contratos de fidelização. O Jornal de Negócios corrobora esta solução e refere que as restantes propostas da Optimus e Zon estão relacionadas com a rede de fibra da empresa da Sonaecom.

O contrato de parceria entre a Optimus e a Vodafone pode vir a ser alargado e a rede de fibra ótica também pode vir a ser contratada por outros operadores até outubro de 2015. Quem contratar a rede de fibra à operadora da Sonaecom fica vinculado a esse negócio durante um prazo mínimo de cinco anos.

Em alternativa, a Vodafone pode comprar a parte da Optimus apenas na rede de fibra ótica desde que assuma a posição da operadora parceira no contrato de acesso grossista.

As propostas da Optimus e Zon estarão agora a ser analisadas pelos contra-interessados, grupo de empresas que são direta ou indiretamente afetadas pelo negócio, e que terão que emitir um parecer sobre os remédios até amanhã, 11 de julho.

Nota de redação: notícia corrigida para reforçar a ideia de que apenas a rede de fibra ótica está implícita nos remédios propostos à AdC e de que apenas os clientes da Optimus que subscrevem serviços distribuídos por esta tecnologia podem ficar livres da fidelização


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