(Actualizada) Foram identificados pela judiciária nove pontos onde uma rede de falsificadores terá clonado cartões de débito e crédito e que já terão permitindo a cópia de dados de 463 cartões e o levantamento de 125 mil euros, avança a edição de hoje do Diário de Notícias.




De acordo com o jornal, embora para já sejam apenas públicos três locais de clonagem de cartões (Benedita, Cartaxo e Castelo Branco), a actuação da rede estende-se a nove pontos já identificados, sempre em bombas de gasolina da Galp.




Face ao elevado número de pontos usados para clonar cartões prevê-se que o número de lesados por esta fraude possa aumentar e que o número de cartões copiado possa atingir já cerca de 4 mil, embora o sistema detecte boa parte deles.




Dados da SIBS - Sociedade Interbancária de Serviços revelam que a cópia de dados, pelo menos nos cartões onde já foram detectadas operações fraudulentas, terá sido efectuada entre os dias 2 e 6 de Agosto.




As investigações da PJ apontam no mesmo sentido e indicam também que o grupo será constituído por indivíduos do Leste europeu.




Já na semana passada O Público tinha avançado dados relativos à clonagem de cartões. Recuando até Abril deste ano, o diário garantia terem já sido clonados 1,5 mil cartões o que teria gerado prejuízos de 50 mil euros.




No período de 2 a 6 de Agosto, referido também hoje pelo Diário de Notícias, o jornal referia terem já sido usados dados de 300 cartões copiados para realizar operações fraudulentas.
O número de cartões clonados e usados em operações fraudulentas desde Abril foi confirmado à tarde pela SIBS, em conferência de imprensa. A entidade adiantou ainda que estas operações envolveram um montante de 250 mil euros.



Citada pelo Jornal de Negócios, a SIBS diz que até final desta semana os terminais Multibanco existentes no exterior das bombas de gasolina - onde foram detectadas todas as clonagens - serão substituídos por outros equipamentos mais sofisticados. Este processo de substituição visa 250 máquinas.



Os números fornecidos pela SIBS revelam que existem em Portugal 17 milhões de cartões Multibanco e são feitas anualmente 1.500 milhões de transacções que movimentam 60 mil milhões de euros. Desde Abril apenas 0,06 por cento das operações realizadas foram fraudulentas.



Nota de Redacção [18:02]: A notícia foi actualizada com informação da conferência de imprensa realizada pela SIBS durante a tarde. Parte dos dados fornecidos pela instituição divergem dos números disponibilizados na imprensa esta manhã e na semana passada. Todos os dados usados pelo TeK estão devidamente citados.

Notícias Relacionadas:

2006-08-24 - Clonagem de cartões já afectou 300 utilizadores em Agosto