A Cabovisão já estava à venda pelo menos desde Novembro, quando a Cogeco Cable, que controlava a operadora de cabo desde 2006, confirmou estar à procura compradores. Agora o negócio foi concretizado, com a empresa canadiana a passar o domínio a preço de saldo para um grupo de origem francesa.

A confirmação foi dada ontem ao mercado, indicando um valor de venda de 45 milhões de euros e a entrega da Cabovisão ao Grupo Altice, que detém várias operações de cabo na Europa, entre as quais em França, Bélgica e Luxemburgo, mas também em Israel e nas Caraíbas.

A Cogeco Cable é a quarta maior operadora canadiana e controla a Cabovisão desde 2006, quando adquiriu os ativos à Cable Satisfaction International Inc (CSII) por 465 milhões de euros. A dificuldade de enfrentar no mercado nacional players fortes como a Zon e mesmo a PT, que tem vindo a desenvolver o negócio de triple play com o Meo, está no topo das razões para esta alienação.

Segundo os últimos dados da Anacom relativos ao negócio em Portugal, a Cabovisão, tem vindo a perder assinantes de forma consecutiva, apesar do crescimento do mercado de TV por subscrição em Portugal e dos próprios serviços de triple play.

Os números de quotas de mercado indicam que a Cabovisão tinha uma fatia de 8,6% do mercado, com a Zon a liderar (com 53,9%) e a PT a reservar 35% dos clientes.

[caption]quadro anacom[/caption]

O grupo Altice One é dominado por Patrick Drahi mas tem uma presença muito discreta, apostando na aquisição de empresas de cabo nos vários países, entre as quais se contam a Numericable em França e a HOT Telecommunications Systems em Israel.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador