
Um estudo feito pela Associação da Economia Digital (ACEPI) em parceria com a Netsonda revela que o comércio eletrónico tem crescido junto de algumas empresas portuguesas e que os resultados do último trimestre de 2014 são positivos.
Os números mostram que 71% dos 41 sites inquiridos - e onde estão incluídos nomes como Amen, BlueTicket, BoxOnline, Continente, El Corte Inglès, Meo, Vodafone, Vortal e Worten por exemplo - registou um aumento no número de clientes em comparação com igual período de 2013.
Cerca de 65% dos sites admitiram também que o volume de vendas aumentou, ainda que apenas 55% tenham revelado ter aumentado o investimento realizado no site. As redes sociais - em 87% dos casos - e a publicidade online - 82% dos casos - são os canais nos quais as empresas mais investem.
Entre 1 e 10% das vendas feitas em mais de metade dos sites das empresas inquiridas já são consumadas através de dispositivos móveis e os consumidores continuam a preferir os meios de pagamento mais tradicionais - através de referência Multibanco ou cartão de crédito e débito.
Os equipamentos de eletrónica são aqueles que mais geram compras online, seguido da categoria de produtos para bebés e brinquedos, casa, arte e decoração.
"Os resultados […] revelam a consolidação das tendências de crescimento quer das vendas, quer do número de clientes, quer dos investimentos, como ainda e também da utilização crescente dos dispositivos móveis para concretizar as compras", diz em comunicado o presidente da ACEPI, Alexandre Fonseca.
As projeções das entidades responsáveis pelos 41 sites inquiridos apontam que o primeiro trimestre de 2015 deverá ser igualmente positivo, registando-se uma linha contínua de crescimento.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Já pode jogar em streaming os jogos da Xbox que estão na sua biblioteca -
App do dia
Há uma nova app para os fãs da Nintendo que acaba de chegar às lojas da Google e Apple -
Site do dia
Experimente as novas vozes e personalidades do gpt-o4 em OpenAI.fm -
How to TEK
Faça “mirror” do iPhone ou iPad diretamente no ecrã do computador
Comentários