Os clientes e rivais da Microsoft dirão no decorrer desta semana à Comissão Europeia se consideram aceitáveis as últimas propostas da gigante do software para cumprir com as sanções que lhe foram impostas a nível europeu.




Um porta-voz do executivo europeu, citado por várias agências de notícias, afirmou que "a Comissão decidirá se considera as propostas da Microsoft satisfatórias ou não à luz das reacções de mercado".




As sanções da CE à empresa de Bill Gates foram conhecidas há aproximadamente um ano e além de uma multa de 497 milhões de euros, foi igualmente imposto à Microsoft a partilha de informação técnica sobre o Windows com as suas rivais e a disponibilização de uma versão independente da aplicação Windows Media Player.




A Microsoft argumenta que tem feito tudo o que pode. "Os protocolos já estão disponíveis, tal como a nova versão do Windows, que já está disponível para os fabricantes de PCs", garantiu Dirk Delmartino, porta-voz da empresa em Bruxelas.




O mesmo responsável acrescentou contudo que a nova versão do Windows ainda não está disponível no mercado de consumo porque a Comissão não aprovou o nome avançado pela gigante do software. A empresa deu a conhecer a sua proposta de alteração em Dezembro último, segundo a qual o XP sem Media Player passaria a chamar-se Windows XP Reduced Media Edition, mas as autoridades europeias da concorrência consideraram a denominação pouco apelativa (ver Notícias Relacionadas).




"Estamos abertos a quaisquer alterações necessárias para cumprir com as sanções", afirmou Delmartino. A Comissão tem poder para multar a empresa de informática em até cinco por cento da sua facturação média diária se esta não respeitar as normas da União Europeia.





Notícias Relacionadas:

2005-01-31 - Microsoft aceita escolher novo nome para versão europeia do XP sem Media Player

2005-01-25 - Microsoft abdica de apelo da decisão judicial quanto a aplicação imediata de sanções


2004-03-24 - Comissão Europeia multa Microsoft em 497 milhões de euros