A Comissão Europeia deu a sua aprovação à aliança estudada desde Abril entre a Alcatel e a TCL Mobile. A fabricante francesa pretende criar uma nova empresa em conjunto com a operadora móvel chinesa para a produção de telefones móveis e outros periféricos relacionados, sendo esperado que mantenha um peso considerável no mercado asiático e da América Latina.



A fusão deverá estar concluida ainda este mês, aguardando ainda a aprovação dos accionistas da TCL Mobile. O Memorandum of Understanding entre as duas companhias foi assinado a 26 de Abril, mas ainda no mês passado foi firmado mais um passo do acordo para a criação da joint-venture que terá sede em Hong Kong.



Nos termos desse acordo, a TCL vai contribuir com 55 milhões de euros e dinheiro, ficando com uma quota de 55 por cento da noca empresa, enquanto a Alcatel entrega o seu negócio de telemóveis e dinheiro no valor de 45 milhões de euros, assumindo os restantes 45 por cento da joint venture.



De acordo com o explicado em comunicado, o negócio de telemóveis da Alcatel inclui propriedades alugadas e equipamento, material bruto e finalizado e ainda propriedade intelectual da Alcatel, assim como outras responsabilidades e os funcionários da mesma.

Notícias Relacionadas:
2001-10-31 - OrangeFrance e Alcatel instalam rede móvel pré-comercial de UMTS