Na véspera do Natal a Comissão Europeia aprovou formalmente o Programa Operacional Ciência e Inovação 2010, que decorre de uma reformulação do Programa Operacional Ciência e Tecnologia (POCTI). O programa dispõe de 518 milhões de euros provenientes de fundos estruturais e Orçamento de Estado e tem um horizonte temporal que vai de 2004 a 2006.



O novo programa vai ser amanhã apresentado formalmente pela ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior, Maria da Graça Carvalho, sendo considerado como um reforço importante do financiamento público nas áreas da Ciência, Inovação, Ensino Superior e Formação Avançada.



Recorde-se o Programa Operacional Ciência e Inovação 2010 foi um dos instrumentos definidos pelo Governo de Durão Barroso como essencial para o desenvolvimento da Inovação em Portugal, numa estratégia apresentada em Janeiro de 2004 que aproveitava verbas de reserva e a reafectação de alguns programas comunitários.



Na altura o Governo esperava que a aprovação da Comissão Europeia para a reformulação do POCTI e do POSI chegasse até final de Maio (veja notícias relacionadas), mas essa aprovação acabou por se concretizar apenas no dia 24 de Dezembro.

Notícias Relacionadas:

2004-01-20 - CE deve ainda aprovar reafectação de fundos comunitários para Ciência e Inovação

2004-01-19 - POSI e POCTI reestruturados e reforçados com reserva de fundos comunitários

2004-01-19 - Governo reforça programas para I&D com reprogramação de fundos comunitários