A Comissão Europeia (CE) vai promover uma audiência no caso antitrust da Microsoft a 12 de Novembro próximo, segundo o noticiado pela Reuters. O processo diz respeito ao alegado abuso da posição dominante da gigante americana do software na área dos sistemas operativos para computadores pessoais.
A audiência dará à Microsoft a oportunidade de discutir com os queixosos as recomendações feitas pela Comissão em três "declarações de objecção", divulgadas a Agosto de 2000, Agosto de 2001 e Agosto de 2003.
Segundo opinião da Comissão, a Microsoft aproveitou-se da posição dominante que mantinha no mercado, retendo informação técnica necessária para permitir que o software de empresas concorrentes funcionasse correctamente no seu sistema operativo Windows. A questão da interoperabilidade é particularmente importante na área do software utilizado em servidores de informação ligados a PCs que correm o sistema operativo Windows. A solução passaria pela partilha de alguns dos protocolos de interface do Windows.
A CE alega ao mesmo tempo que a Microsoft integrou ilegalmente o software Media Player no Windows, com o objectivo de minar a concorrência no mercado emergente da música online e do software para vídeo. A Comissão sugeriu assim a disponibilização de uma versão do Windows sem que esteja incluído o Windows Media Player ou a inclusão obrigatória de software audio-visual concorrente no Windows.
Notícias Relacionadas:
2003-08-06 - Comissão Europeia lança ultimato à Microsoft
2003-06-07 - CE não adianta data limite para decisão sobre caso da Microsoft
2003-01-27 - Comissão Europeia deverá divulgar decisão de caso Microsoft este trimestre
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários