Entre abril e junho deste ano, os fabricantes enviaram para as lojas na Europa 24 milhões de equipamentos para a casa inteligente (smart home), um segmento onde cabem Smart TVs, speakers, sistemas de segurança, ou sistemas para controlo da temperatura do ar, que no período de referência cresceu 23,8% na região. 

Os dados apurados pela IDC também mostram que a Amazon lidera este mercado, seguida cada vez mais de perto pela Google. Ambas as empresas têm conseguido ganhar terreno neste domínio graças ao crescimento das vendas em categorias como a dos altifalantes inteligentes, mas não só, sendo que o maior crescimento, na comparação ano a ano, foi da Google, que aumentou a sua quota de mercado nesta área em 40,2%. Samsung, LG e Hisense fecham o top 5. 

Como destaca a consultora, este foi o segundo trimestre seguido em que o mercado europeu de equipamentos para a smart home cresceu acima dos 20%, confirmando os sinais de recuperação, já evidentes no trimestre anterior, face a 2020.  

Em conjunto, na Europa Ocidental e Central, o crescimento registado foi de 29,1%, apurou também a IDC. A maioria das vendas foram de equipamentos para entretenimento vídeo, categoria que captou uma quota de mercado de 49,2%, com 11,9 milhões de equipamentos vendidos e onde dominam as Smart TVs (70,4%), cujas vendas cresceram 18,7%, face a igual período do ano passado. 

Os altifalantes inteligentes foram a segunda categoria com maior volume de vendas, com 5,6 milhões de unidades enviadas para as lojas e destaque para os modelos com ecrã, que foram os que mais cresceram no período em análise.   

O maior crescimento de vendas registou-se, no entanto, nos produtos de iluminação. A IDC regista também uma boa performance de vendas na categoria de monitorização doméstica e segurança. A consultora agrega estas três tipologias e os termostatos, para apurar um crescimento nas vendas de 39,5% entre 2020 e 2021, num total de 65 milhões de unidades comercializadas. 

Em 2025, a IDC acredita que na Europa serão vendidas 203 milhões de unidades de equipamentos inteligentes para casa, prevendo uma taxa de crescimento anual, até lá, de 13,5% ao ano. 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.