Com o confinamento a prolongar-se há mais de um mês a SIBS continua a partilhar dados da rede Multibanco que dão uma visão clara sobre a mudança dos hábitos de compra dos portugueses na pandemia de COVID-19. Depois de uma fase em que as compras se faziam sobretudo em supermercados e hipermercados, farmácias e parafarmácias, bebidas e tabaco, na última semana o peso destes sectores diminuiu e representa agora apenas 65% do total de compras.
Segundo os números partilhados pela entidade que gere a rede Multibanco, na semana de 20 a 26 de abril as compras físicas continuaram a crescer e atingiram o valor mais elevado nas últimas cinco semanas. A média do valor gasto por compra é de 38,1 euros, e está abaixo da média anterior, enquanto nas compras online o valor médio subiu para os 40,6 euros, acima da média da semana anterior. A SIBS nota porém que "os valores médios por compra na semana de 20 a 26 de abril continuam consideravelmente acima da média do período antes da pandemia: no canal físico o valor é 10% superior e no online é 8,3% maior".
Mesmo assim as variações em termos de consumo não são significativas. "Olhando para a média de transações na Rede MULTIBANCO e online em Portugal, as variações na semana de 20 a 26 de abril foram pouco significativas, mantendo-se praticamente inalterados os padrões de consumo dos portugueses", adianta a SIBS.
Numa comparação com a semana anterior, há um aumento ligeiro de três pontos na média de compras em todos os canais físicos. Já nas compras online, a média de compras permaneceu inalterada face à semana de 13 a 19 de abril. Já se o paralelo for estabelecido com o período anterior à pandemia da COVID-19, as compras em loja representaram novamente cerca de metade da média, enquanto nas compras online a média global ficou 15 pontos abaixo do valor médio registado entre 1 de janeiro e 1 de março.
Compras online com mais MB Way
A utilização da aplicação de pagamentos MB Way está a crescer com a pandemia, impulsionada também pela campanha que destaca as suas vantagens nos pagamentos sem contacto. Esta semana registou-se o valor mais elevado de utilização do MB Way nas compras físicas desde que foi decretado o Estado de Emergência em Portugal, 10 pontos percentuais acima da média registada antes do primeiro caso de COVID-19 em Portugal.
Nas compras online, o número médio de transações com o MB Way foi também o mais elevado, com 15 pontos a acima do registado antes do início da pandemia, e mais 8 pontos do que na semana de 13 a 19 de abril.
No ecommerce, a SIBS indica que o maior crescimento face ao período antes da pandemia continuam a ser o do Entretenimento, Cultura e Subscrições ( 57%), Restauração, Food Delivery e Take Away (53%) e o Comércio Alimentar & Retalho (44%). "Na semana de 20 a 26 de abril, estes três setores juntamente com os das Farmácias & Parafarmácias, Perfumaria & Cosmética, Jogos & Brinquedos e Decoração & Artigos para o Lar, representaram 54% das transações online em Portugal, um ponto percentual abaixo da semana de 13 a 19 de abril", indica a empresa.
Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação e gráficos
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