A Agência Nacional de Compras Públicas (ANCP) lançou e concluiu oito concursos públicos entre Janeiro de 2008 e o corrente mês, o equivalente aos valores realizados nesta matéria nos últimos dez anos (entre 1998 e 2008). Os acordos celebrados já permitiram ao Estado poupar 46 milhões de euros, segundo o Ministério das Finanças.

Comunicações móveis, combustíveis, papel e economato, cópia e impressão, equipamento informático, seguro automóvel, higiene e limpeza e energia são as áreas abrangidas pelos acordos quadro já assinados. Nos oito concursos concluídos ficaram habilitadas a fornecer o Estado cerca de 100 entidades.

Até ao final do corrente ano está prevista a celebração de mais oito acordos quadro, abrangendo as áreas do licenciamento de software, veículos automóveis, plataformas electrónicas de contratação pública, vigilância e segurança, alojamentos e viagens, comunicações fixas e de dados, refeições e alimentos e também a do mobiliário, sendo que os três primeiros estão já em fase adiantada de realização do respectivo concurso público e os restantes em fase de preparação, informam as Finanças.

Quando estiveram em vigor os 16 acordos-quadro terão uma cobertura de cerca de 80 por cento do valor total da despesa anual em bens e serviços transversais e que é da ordem dos 800 milhões de euros.

Tendo em conta a redução de gastos já conseguida, este organismo mantém a meta de conseguir poupar 150 milhões de euros nos dois primeiros anos de vigência dos acordos