A Agência Nacional de Compras Públicas (ANCP) lançou um concurso público para a celebração de um novo acordo quadro com prestadores de serviços na área das comunicações móveis (voz e dados) ao Estado.

Com um valor previsto para 2012 de cerca de 20 milhões de euros, este acordo quadro servirá para aperfeiçoar o atualmente em vigor, dotando-o de "uma gama de bens e serviços mais abrangente, com maior flexibilidade e uma maior adaptação às ofertas disponíveis no mercado", refere-se num comunicado enviado à imprensa.

Com o lançamento deste concurso público, a ANCP prossegue a renovação dos atuais 16 acordos quadro em vigor, cobrindo categorias de despesa pública que vão desde a higiene e limpeza ao licenciamento de software.

Para além da estratégia de renovação de acordos quadro para categorias já estabelecidas, a Agência prevê introduzir novas categorias, nomeadamente relativas a novas tendências na área das tecnologias de informação e comunicação.

Este foi o terceiro procedimento o terceiro lançado em 2012, depois dos anúncios feitos a 10 de janeiro.

O Sistema Nacional de Compras Públicas (SNCP) conta atualmente com mais de 270 fornecedores qualificados, dos quais mais de dois terços são PMEs, e agrega toda a administração direta do Estado, num total de 1.800 entidades, para além das 440 entidades voluntárias oriundas sobretudo da Administração Local e do Sector Empresarial do Estado.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé