A Portugal Telecom obteve luz verde por parte da Autoridade da Concorrência para a conclusão do negócio de aquisição da RETI.

A compra foi aprovada pelo regulador sem imposição de quaisquer condições, notícia o Jornal de Negócios, embora a PT fique com as duas únicas redes de transmissão do sinal televisivo analógico, já que detém a TDP (Teledifusão de Portugal).

A par das redes de transmissão analógica, refira-se que a PT detém também a licença para operar a rede de transmissão de televisão digital.

Recorde-se que a atribuição da licença para Televisão Digital Terrestre em Portugal passou por várias fases complicadas, sendo a Portugal Telecom a empresa vencedora.

Seguindo as regras definidas pela Comissão Europeia, Portugal está obrigado a desligar as actuais emissões analógicas até 2012, mas Zeinal Bava garantiu no lançamento do serviço, a 29 de Abril, que o plano definido pela PT permitia ao Governo antecipar essa data em um ano.

Dados de Setembro davam conta de que a Televisão Digital Terrestre já estaria disponível para 60 por cento da população nacional. Os objectivos da PT até ao final do ano compreendiam a disponibilização do sinal a 80 por cento da população.