Apresentar uma startup perante uma audiência de potenciais investidores é, desde o lançamento do Web Summit, em 2011, um dos momentos chave de cada edição. E este ano não foi diferente, com mais um "PITCH" a acontecer.
João Guimarães da Intuitivo, Raj Abhyanker com a GovGPT e Antonio Depina com a Scoutz, já tinham pisado o palco principal do Web Summit esta quinta-feira para darem a conhecer os seus projetos e responderem às questões do júri, que fizeram a sua apreciação, sendo que as ideias ficaram também sujeitas à votação do público, na app do Web Summit.
Mais especificamente, os “concorrentes” defenderam as suas “causas” durante o Pitch Final, que decorreu antes da hora de almoço, perante os elementos do júri Edith Yeung, da Race Capital, Zach Coelius, da Coelius Capital e Katelin Holloway, da Seven Seven Six, que acabaram por escolher a Intuitivo como vencedora.
A decisão do júri foi no mesmo sentido da preferência do público que votou através da app do Web Summit, que também colocou a startup portuguesa, que quer ser “a melhor amiga dos professores”, como vencedora.
Concretamente, a Intuitivo somou 46% dos votos, a Scoutz, que tenta resolver o problema do recrutamento de atletas de basquete, ficou em segundo com 28% e a GovGPT, que produz um colete que usa visão computacional para proteger e salvar vidas de polícias, em terceiro com 26%.
A Intuitivo é apresentada como uma startup de tecnologia educacional que pretende ajudar escolas a digitalizarem o processo de avaliação, para melhorar a produtividade dos professores e a experiência dos alunos.
Tem na sua base três fundadores, dois deles com professores na família e por isso familiarizados com as queixas que assistem à profissão de luta contra os processos burocráticos e o tempo passado nesses processos.
Nos próximos anos, o objetivo é angariar financiamento, para apostar em I&D e em inteligência artificial, algo que está previsto para acontecer em 2025.
Veja na galeria algumas das melhores imagens do Web Summit 2024
A competição para o Pitch Final é dura e só 75 startups chegam ao palco, sendo o número reduzido progressivamente nas várias fases. De notar que as startups têm de ter recebido menos de 3 milhões de dólares de financiamento para serem selecionadas.
A Intuitivo é a terceira startup portuguesa a ganhar a competição, depois da Smartex, em 2021, e da Codacy, na última edição da conferência na Irlanda, em 2015, quando uma comitiva de 33 empresas se deslocou a Dublin para participar no Web Summit.
O SAPO TEK está a acompanhar o Web Summit e pode seguir todas as notícias no dossier especial Web Summit 2024 e partilhar também as suas impressões ou novidades com a redação através do email geral@tek.sapo.pt. O SAPO é media partner e pode ver também aqui as transmissões do palco principal, em streaming.
Acompanhe a transmissão do Web Summit em direto:
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários