Contando com a presidência do ministro português da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, o Conselho de Competitividade, dedicado à área de Investigação, aprovou ontem os investimentos europeus para a I&D na Europa, assim como a estratégia para este sector. Em conjunto com o Parlamento Europeu regulamentado o novo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, uma nova organização em rede com as universidades e as indústrias europeias.
Um acordo preparado pela Presidência Portuguesa definiu o lançamento das primeiras parcerias estratégicas público-privado, entre os Estados, a Comissão Europeia e a Indústria, no valor de 5.340 milhões de euros, metade dos quais fundos comunitários.
As iniciativas estratégicas para a investigação definiram como primordiais os desenvolvimentos em nanoelectronica, no programa ENIAC, em sistemas informáticos embebidos noutros produtos, com o Artemis, medicamentos inovadores (IMI) e aeronáutica com peocupações ambientais (Clear Sky).
Foi ainda aprovada a iniciativa europeia AAL - para o desenvolvimento de novas aplicações das tecnologias de informação à melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas.
Notícias Relacionadas:
2007-11-22 - Instituto Europeu de Tecnologia discutido amanhã em Conselho de Ministros europeu
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários