Contando com a presidência do ministro português da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago, o Conselho de Competitividade, dedicado à área de Investigação, aprovou ontem os investimentos europeus para a I&D na Europa, assim como a estratégia para este sector. Em conjunto com o Parlamento Europeu regulamentado o novo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, uma nova organização em rede com as universidades e as indústrias europeias.

Um acordo preparado pela Presidência Portuguesa definiu o lançamento das primeiras parcerias estratégicas público-privado, entre os Estados, a Comissão Europeia e a Indústria, no valor de 5.340 milhões de euros, metade dos quais fundos comunitários.

As iniciativas estratégicas para a investigação definiram como primordiais os desenvolvimentos em nanoelectronica, no programa ENIAC, em sistemas informáticos embebidos noutros produtos, com o Artemis, medicamentos inovadores (IMI) e aeronáutica com peocupações ambientais (Clear Sky).

Foi ainda aprovada a iniciativa europeia AAL - para o desenvolvimento de novas aplicações das tecnologias de informação à melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas.

Notícias Relacionadas:

2007-11-22 - Instituto Europeu de Tecnologia discutido amanhã em Conselho de Ministros europeu