No último trimestre de 2001, a venda de computadores pessoais aumentou entre os consumidores norte-americanos que parecem ter decidido aproveitar os preços, normalmente mais em conta, da época de Natal. Contudo, no sector das empresas - mais importante - as vendas permaneceram fracas e não demonstraram qualquer sinal de melhoria, segundo análise recente da Merrill Lynch que defende que tal situação se deverá manter durante o primeiro semestre de 2002.
Segundo a Merrill Lynch, citada pela agência Reuters, o número de PCs vendidos a nível mundial durante o quarto trimestre aumentou 8 por cento face ao trimestre anterior, mas nos três primeiros meses de 2002 deverá sofrer uma baixa de sequencial de 8 a 9 por cento. A consultora lembra que as vendas de PCs são tradicionalmente mais fortes no último trimestre do ano, devido à altura festiva.
Dadas as fortes vendas pelo lado do consumidor, a Merrill Lynch defende que a Dell Computer, a Gateway e a Compaq Computer poderão apresentar resultados financeiros melhores do que o esperado para o quarto trimestre de 2001. De acordo com a consultora, a Compaq e a Gateway poderão obter resultados por acção melhores do que os inicialmente previstos.
Os analistas da Thomson Financial/First Call prevêem que a Dell apresente um lucro de 16 cêntimos de dólar por acção (0,18 euros ou 36 escudos) em receitas de 7,6 mil milhões de dólares (8,5 mil milhões de euros ou 1,7 mil milhões de contos). Para a Compaq, projectam-se perdas de 0,3 dólares (0,03 euros ou seis escudos) por acção em receitas igualmente de 7,6 mil milhões de dólares, enquanto para a Gateway está estimada a perda de cerca de 1 cêntimo de dólar por acção (0,01 euros ou dois escudos) em receitas de 1,4 mil milhões de dólares (1,572 mil milhões de euros ou 315 milhões de contos).
Foram vários os fabricantes de PCs que afirmaram ter vendido bem durante o fim-de-semana em que se assinalou o dia de Acção de Graças nos Estados Unidos, mas isso não parece querer dizer que tenha havido um forte quarto trimestre. Nos últimos três trimestres de 2001 não se materializou uma forte procura, explica a First Call, o que conduziu a indústria dos PCs a uma crise - que piorou quando a Dell começou a praticar uma guerra agressiva de preços face a rivais menos ágeis, situação que colocou a Compaq na liderança do mercado.
A Bear Stearns defende as vendas de PCs no mercado norte-americano caíram na semana seguinte ao Dia de Acção de Graças, mas que recuperaram a partir daí. Segundo os analistas da mesma empresa, as vendas aumentaram durante as duas semanas que antecederam o Natal e, dadas as fracas expectativas criadas para o trimestre, acabaram por ser melhor do que o esperado. A Bear Stearns é menos optimista acerca da primeira metade de 2002, tradicionalmente o pior trimestre para a venda de PCs.
De acordo com aquela consultora, um dos grandes desafios para 2002 é o aumento da procura por soluções informáticas por parte das empresas - incluindo a procura por PCs -, defendendo que a indústria precisa de apresentar mais do que apenas uma "killer application", para fazer crescer essa procura. "A questão está em saber se existem tantos drivers para aumentar a procura - a indústria é demasiado grande para depender de apenas uma killer application - como os factores que necessitamos de ver avançar, o maior dos quais a economia global", pode ler-se num relatório da Bear Stearns
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