A pandemia de COVID-19 está a ter um profundo impacto em vários setores da economia e o da tecnologia não é uma exceção. Às reduções na produção, limitações logísticas e cancelamentos de eventos somam-se os receios dos investidores, fazendo com que a cotação das empresas no mercado caia "a pique". Atualmente, a Microsoft e a Apple são as únicas gigantes tecnológicas que ainda se mantêm no Trillion Dollar Club.

Os mais recentes dados da Statista demonstram que, entre 21 de fevereiro e 23 de março, as quatro tecnológicas norte-americanas que outrora tinham atingindo a marca de 1 bilião de dólares (um “trilião” nos valores americanos) em valor de mercado tiveram todas perdas acentuadas na bolsa de valores.

Perdas das gigantes tecnológicas na bolsa de valores
créditos: Statista

Desde 21 de fevereiro, altura em que a COVID-19 se começou a alastrar rapidamente para territórios fora da China, a Apple perdeu quase 400 mil milhões de dólares em capitalização bolsista. Embora tenha tido uma breve saída do Trillion Dollar Club a 23 de março, a gigante de Cupertino voltou a entrar logo no dia seguinte. De acordo com a bolsa de valores de Nova Iorque, as ações da empresa subiram 10,3%, fazendo com que chegassem aos 246,88 dólares no fecho a 24 de março.

Microsoft Teams ultrapassa os 12 milhões de utilizadores em apenas uma semana
Microsoft Teams ultrapassa os 12 milhões de utilizadores em apenas uma semana
Ver artigo

Embora tenha registado perdas na ordem dos 324 mil milhões de dólares, a Microsoft mantém a capitalização de mercado na marca de 1 bilião de dólares. A empresa não foi tão afetada quanto a Apple, a qual se viu obrigada a fechar fábricas na China, um país que desempenha um papel importante na sua cadeia de produção e nas suas receitas. Além disso, uma vez que a vasta maioria das pessoas se encontra agora a trabalhar ou a estudar em casa, a Microsoft registou um aumento acentuado no uso das ferramentas na Cloud incluídas no Office 365 e de plataformas digitais de teletrabalho como o Teams.