A semana começou com boas notícias para quem investe em ativos digitais. Depois de meses de instabilidade, em que a tendência dominante foi de perda de valor, as duas principais moedas digitais voltaram a ganhar valor e a empurrar para cima do bilião de dólares, a valorização do mercado cripto. Essa marca não era atingida desde 13 de junho.

O valor da Bitcoin subiu 5%, esta segunda-feira, para voltar a valer mais de 22 mil dólares, o seu valor mais alto desde o início de junho. A Ethereum valorizou 12%, para os 1.500 dólares. Passo a passo, o mercado de criptoativos, como um todo, já conseguiu valorizar 50% face ao valor mais baixo do mês passado, o que gera alguma expectativa positiva em relação às próximas semanas e ao facto das principais moedas poderem ter atingido os seus mínimos.

Binance: Valor do investimento na criptomoeda Luna afunda. CEO quer que utilizadores sejam reembolsados
Binance: Valor do investimento na criptomoeda Luna afunda. CEO quer que utilizadores sejam reembolsados
Ver artigo

O pessimismo em torno destes ativos ao longo dos últimos nove meses fez o mercado desvalorizar em 2 biliões de dólares e as principais moedas digitais chegaram a perder até 70% do valor. Isto provocou um efeito de bola de neve, que arrastou para o turbilhão vários projetos, entretanto falidos. Celsius, Voyager Digital e Three Arrows Capital são apenas alguns exemplos citados num artigo da Business Insider, que faz as contas às perdas dos últimos meses.

Como confiança é a palavra de ordem para atrair ou afastar investidores de qualquer ativo, os sinais que o mercado foi dando no universo dos criptoativos foram afastando o capital disponível para alimentar projetos nesta área e agravando a situação de muitas empresas que se movimentam nesta órbita.

Bitcoin atinge novo máximo perto de 69 mil dólares
Bitcoin atinge novo máximo perto de 69 mil dólares
Ver artigo

Os ganhos desta segunda-feira estão por isso a ser entendidos como um sinal positivo que pode indicar uma viragem na tendência dos últimos meses. O tempo dirá se a tendência se mantém, mas para já o impacto deste sinal em empresas mais expostas, como a Coinbase ou a Microstrategy, que tem investido em força em bitcoins, foi imediatamente positivo. As ações de ambas valorizaram cerca de 15%.

Vale a pena sublinhar que, embora a empresa diga que as contas não podem ser feitas assim porque o investimento em bitcoins é a longo prazo, estes ativos da Microstrategy valiam 3,4 mil milhões de dólares a menos no final do segundo trimestre, do que no final dos três meses anteriores, como destacou um artigo recente da Bloomberg. É uma diferença que reflete bem a dinâmica do mercado de criptomoedas nos últimos meses.