A crise económica mundial começa a ter efeito no comércio online. Um estudo do Media in Retail Group em parceria com a Capgemini indica que as vendas na Internet ao longo do mês de Setembro abrandaram.

Segundo a análise, no mesmo mês, reportou-se um crescimento de 14,8 por cento nos gastos em comércio electrónico face a 2007, uma quebra significativa tendo em conta que no ano passado, comparativamente a 2006, o crescimento foi de 73,2 por cento.

Setembro foi o terceiro mês consecutivo em que a variação de crescimento face ao ano anterior ficou abaixo dos 20 por cento.

Porém, mesmo com uma quebra significativa face ao ano passado, em Setembro foram registadas vendas na ordem dos 8,6 mil milhões de dólares. Entre os bens mais vendidos, destacam-se artigos de vestuário, calçado e acessórios.

Mike Petevinos, consultor da Capgemini, refere que apesar da crise e dos resultados menos positivos, a Internet continua a ser um dos canais mais procurados pelos consumidores que procuram preços mais competitivos.