Foi identificado um ataque informático que já se acredita ser um dos maiores da história dos Estados Unidos, ainda que a empresa vítima do problema não tenha divulgado a informação necessária para perceber a dimensão do problema.



A Epsilon, empresa de serviços de marketing digital, foi a porta de entrada para um hacker, que conseguiu aceder aos seus sistemas e ter acesso a dados de milhões de utilizadores de serviços fornecidos por organizações suas clientes, estima-se.



A empresa não revela para já pormenores relativamente aos nomes de clientes visados pelo problema, nem números que permitam avaliar a escala do ataque, porque o assunto está sob investigação policial. No entanto, várias organizações clientes da Epsilon já começaram a avisar os seus próprios clientes, dando alguma ideia do volume de dados que ficou exposto na sequência do ataque.



A avaliar pelas primeiras informações, não há dados de cartões de crédito ou outros dados críticos dos utilizadores envolvidos, mas sobretudo nomes e emails.



O Citigroup foi uma das organizações a avisar os clientes do problema e a reforçar os alertas relativamente aos cuidados a ter com a recepção de mensagens que contenham links para seguir ou ficheiros para abrir, provenientes de endereços desconhecidos.



Na lista de empresas que trabalham com a Epsilon, e que também estão a sofrer impactos do ataque, estão ainda a TiVo, uma empresa de cartões de crédito (Capital One Financial Corp) ou o College Board, organização que representa 5.900 escolas norte americanas e que mantém ligações com sete milhões de estudantes, entre outras organizações. A maioria já confirmou o problema, fornecendo os detalhes disponíveis.



Recorde-se que o caso de roubo de dados digitais mais grave da história dos Estados Unidos teve como protagonista principal Albert Gonzalez, que conseguiu ter acesso a dados de mais de 40 milhões de cartões de crédito. Acabou por ser apanhado, julgado e condenado a 20 anos de prisão.



A Epsilon fornece serviços de marketing online e envia, por ano, uma média de 40 mil milhões de emails com anúncios e ofertas a quem se regista no seu site, ou a quem aceitam receber informação e propostas comerciais, ao fazer compras em sites de comércio electrónico.

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