As aquisições sucedem-se entre as gigantes da tecnologia. O negócio mais recente é protagonizado pela Dell, que anunciou a compra da 3PAR, uma empresa que oferece soluções de armazenamento virtual de dados, por 1,15 mil milhões de dólares (891 milhões de euros).

Mediante os termos do acordo, a Dell vai lançar uma oferta pública para adquirir todas as acções ordinárias da 3PAR, a 18 dólares por acção, em dinheiro. A transacção, que está sujeita às condições habituais de aprovação, deverá ser concluída antes do final do ano.

Com o negócio, a Dell quer fazer crescer o portfólio de soluções para a chamada "computação na nuvem". Os produtos da 3PAR serão integrados na área de storage, que inclui as linhas PowerVault, EqualLogic e Dell/EMC.

Fundada em 2009, a 3PAR tem sede em Fremont, na Califórnia, enquanto a Dell funciona a partir de Austin, no Texas. Apesar da distância, a gigante norte-americana informou que não tem planos para deslocar as operações da empresa adquirida e que pretende investir para ampliar a capacidade de vendas e de engenharia.

"Alinhámos as nossas ofertas de storage nos últimos anos para dar aos nossos clientes escolha e valor" refere Brad Anderson, vice-presidente da área de Enterprise Product da Dell, em comunicado, considerando que a 3PAR traz níveis de "desempenho, agilidade e facilidade de utilização às soluções de armazenamento virtual de topo, idênticos aos que a EqualLogic oferece na gama de entrada e gama média".