A Dell, tecnológica norte-americana ligada à área dos computadores, pode estar a preparar a saída da bolsa de valores. O processo contaria com o apoio de dois fundos de investimento, que por tradição investem em grupos que ainda não dispersaram capital em bolsa. A decisão deve ser anunciada nas próximas seis semanas.

Em cima da mesa está também a possibilidade do financiamento ter origem nos grandes bancos dos EUA. O capital necessário para retirar a Dell do mercado é um dos grandes fatores de risco e que conferem a esta hipotética operação uma grande importância económica para a empresa.

A 8 de janeiro a Dell valia 18,9 mil milhões de dólares, pelo que a compra de ações que permitiria retirar a empresa do mercado e compensar os atuais acionistas teria sempre que ser feita por um valor semelhante ou superior.

Além de dar um novo ânimo financeiro à empresa, a saída dos mercados daria à Dell uma maior liberdade em termos de decisões, apostas e parcerias, já que não estaria tão presa às reação dos mercados face às resoluções estratégicas da marca.

Michael Dell, diretor executivo da empresa e um dos cofundadores, possui 15,7% das ações da companhia, o que é visto pelos possíveis parceiros de investimento como uma maior garantia de segurança no investimento.

Atualmente a Dell é a terceira maior fabricante de computadores do mundo, atrás da Lenovo e da HP, mas a multinacional desvalorizou quase um terço durante o ano de 2012.

A quebra no segmento dos computadores acompanhado pelo crescimento dos tablets e smartphones vai obrigar a empresa a tomar medidas que economicamente podem ser arriscadas e que dificilmente teriam o apoio dos mercados financeiros.

A agência Bloomberg avançou a notícia mas foi o The Wall Street Journal que recebeu indicações de fontes próximas ao processo de retirada do capital que indicaram que as conversações com grupos financeiros já decorrem há mais de dois meses. Do lado da Dell ninguém comentou as informações.

Nota de redação: A notícia foi corrigida.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico